A CELPA organizou, entre os dias 1 e 3 deste mês, no Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras, a primeira acção de informação integrada no Projecto “Melhor Eucalipto”. Uma estreia de sucesso, segundo opinião unânime dos presentes.
Dirigida a um público constituído por cerca de 20 Técnicos das OPF e GTF do Oeste e do Pinhal Litoral, esta acção, tal como todas as outras que já estão previstas, pretendeu divulgar os melhores e mais avançados conhecimentos de silvicultura do eucalipto a todos os interessados, com o objectivo último de melhorar a rentabilidade dos eucaliptais já instalados e, assim, aumentar a produção de eucalipto em Portugal. Os beneficiários desta campanha serão os produtores florestais, que vêem o seu negócio prosperar, e a Indústria, que vê melhorado o seu abastecimento de matéria-prima.
Como oradores, prestaram o seu contributo José Rafael e António Colaço, do Grupo Portucel Soporcel, enquanto do Grupo Altri estiveram presentes Clara Araújo e João Reis. A organização contou também com a colaboração especial do Instituto de Conservação da Natureza e da Floresta (ICNF).
A acção foi dividida em dois segmentos: uma acção teórica, com um programa constituído por módulos dedicados ao Licenciamento (RJAAR), Instalação de Povoamentos, Nutrição Florestal e Manutenção de Povoamentos; e uma visita ao campo para observação de alguns exemplos de gestão das associadas da CELPA.
A iniciativa foi muito bem recebida pelos participantes e descrita pelos responsáveis da organização como um sucesso que se pretende emular nas restantes acções.
Segundo Clara Araújo, a receptividade foi “óptima”: “Notámos um grande interesse das pessoas, muito ávidas por novos conhecimentos. É claro que falámos para técnicos e que, como tal, já tinham bastantes conhecimentos do tema, mas foi bom perceber que houve dúvidas e que acrescentámos valor.”
Esta primeira acção foi apadrinhada pela Câmara Municipal de Torres Vedras, que se fez representar pelo Secretário do presidente, João Pereira.
Para descarregar documentação desta iniciativa, clique aqui