20% mais de produtividade. É esta a melhoria de produtividade que uma adubação correcta pode gerar, quando acompanhada por uma gestão cuidada. Quer saber como o conseguir? Então leia até ao fim ou veja já o novo vídeo sobre o assunto, onde são explicadas as respostas para as dúvidas sobre adubação de manutenção. No site do Projecto Melhor Eucalipto.
- Colocação de adubo: o que usar? Máquina? Ou fazê-la de forma manual? A resposta é simples: depende da idade do povoamento e da condições do terreno.
- Em que altura do ano deve ser adubado o povoamento? Depende da região onde está localizado. Mas para não perder tempo, saiba que deve ser feita nos meses que se aproximam: Março, Abril e Maio. No Sul, mais cedo. No Norte, mais tarde.
- O adubo só se coloca na plantação? Não. O adubo também deve ser colocado uma ou duas vezes entre o primeiro e o quarto ano de idade.
- Como se faz para saber qual o tipo de adubação mais adequado? Tem de fazer análises às folhas (Análise Foliar) e ao terreno para perceber do que é que a planta está a precisar. As necessidades das plantas estão dependentes do tipo de material genético, do tipo de terreno (que varia de zona para zona), do clima, e até da exposição da floresta. Veja mais nas apresentações feitas pelos oradores das acções de informação do Projecto Melhor Eucalipto.
- Após o corte o povoamento ainda precisa de adubo? É sempre melhor adubar. No caso de talhadia, a adubação pode ser feita na Primavera a seguir à selecção de varas, quando a árvore tem entre 2 a 3 anos de idade. E dois anos depois, ainda pode ser adubada mais uma vez.
- O adubo faz as plantas infestantes crescerem? O adubo pode fazer as plantas infestantes – como silvas – crescerem. Por isso, tem de ter o cuidado de controlar a vegetação espontânea (com meios mecânicos ou químicos) antes de adubar o terreno. Saiba mais em: Manutenção de Povoamentos.
- O adubo pode contaminar a água? O adubo pode contaminar a água se for colocado em excesso, de forma errada ou em zonas alagadas ou próximas da água. Outro conselho: não adube se estiver a chover.