Fevereiro 13, 2025
Bioindústria de Base Florestal Impulsiona Exportações e Fortalece a Economia Nacional

A bioindústria de base florestal destacou-se no 4º trimestre de 2024, ao apresentar um desempenho superior à média da economia, no que às exportações diz respeito. De acordo com os últimos dados divulgados pelo INE – Instituto Nacional de Estatística, as exportações do setor da pasta, papel e cartão, representado pela Biond – Associação das Bioindústrias de Base Florestal, aumentaram 11% (em valor) nos últimos três meses do ano transato, comparando com o mesmo trimestre do ano anterior.

Por sua vez, o aumento das exportações da economia de bens ficou-se pelos 4% no mesmo período em análise.

Significa isto que, no último trimestre de 2024, o aumento das exportações da bioindústria da pasta, papel e cartão foi 2,75 vezes superior ao aumento das exportações em geral. Este desempenho faz com que o setor da pasta, papel e cartão continue a ser determinante para o aligeirar da tradicionalmente negativa balança comercial de bens portuguesa.

Em relação aos resultados obtidos pelo setor, Gonçalo Almeida Simões, Diretor-Geral da Biond, destaca: “Esta fileira é um pilar fundamental da nossa bioeconomia. Para além de impulsionar as exportações e contribuir de forma positiva para a balança comercial do país, é um exemplo concreto de como a gestão sustentável dos recursos florestais pode gerar valor económico e ambiental. O crescimento sustentado deste setor é uma prova do trabalho de excelência das empresas nacionais e da sua aposta na inovação e sustentabilidade”.

 

Pode ler o artigo aqui.

Partilhar este destaque: