Mensagem do Diretor Geral
Somos sumidouro de carbono, somos circularidade, somos novos produtos substitutos de todo e qualquer material de origem fóssil, somos garantia de mais e melhor floresta, somos emprego e tecnologia, somos valor económico, somos exportações, somos passado e presente… mas, somos sobretudo o Futuro e por isso somos Biond.
A fileira da fibra florestal ocupa um papel central na descarbonização da economia portuguesa. Fá-lo na medida em que é responsável pela gestão sustentável de uma parte significativa da floresta nacional, contribuindo assim para o sequestro efetivo de CO2. Fá-lo também, porque esse CO2 fica armazenado nos produtos por si produzidos ao longo da sua vida útil, produtos esses que cumprem diversos ciclos de reciclagem.
Somos Biond porque somos um sector com enorme potencial de inovação que projecta orgulhosamente Portugal no Mundo com produtos sustentáveis que melhor se adequam a uma rápida e eficaz substituição dos produtos de origem fóssil.
O super-elemento que são as fibras de origem florestal constitui matéria prima para muito do que utilizamos, mas também para uma panóplia de produtos que por vezes desconhecemos como alimentos, suplementos alimentares, espessantes, aromatizantes, produtos para cosmética e indústria farmacêutica, isolantes térmicos, biocombustíveis, resinas, colas, bioplásticos, biocompósitos para a indústria automóvel e de moldes, componentes eletrónicos flexíveis tais como sensores eletrónicos de papel utilizáveis para o diagnóstico clínico … enfim todo um apaixonante universo de opções produzidas por bioindústrias circulares de última geração.
Gonçalo Almeida Simões
Diretor Geral da Biond
Equipa
Somos uma equipa com vastíssima experiência científica e técnica em diferentes áreas.
Colocamos o nosso conhecimento e competências ao serviço da Floresta e da Bioindústria
Área técnica:
Área de projetos:
Associados
A Biond é uma associação sem fins lucrativos que tem como finalidade assegurar junto de entidades e organismos, nacionais e internacionais, públicos e privados, a representação dos interesses coletivos da atividade industrial e florestal da pasta, papel, cartão e atividades afins, em representação dos seus associados.
Somos sumidouro de carbono, somos circularidade, somos velhos e novos produtos substitutos de todo e qualquer material de origem fóssil, somos garantia de mais e melhor floresta, somos emprego e qualificação, somos valor económico, somos exportações, somos passado e presente… mas somos sobretudo o Futuro.
Atualmente, a Altri tem três fábricas de fibras celulósicas – a Celbi, a Caima e a Biotek – com uma capacidade anual nominal superior a 1 milhão de toneladas.
A gestão florestal é uma atividade central da Altri que tem sob gestão cerca de 87 mil hectares de floresta certificada. A auto suficiência florestal é da ordem dos 20%. Para uma melhor gestão da floresta, a Altri – através da sua subsidiária Greenvolt – produz energia elétrica a partir de biomassa florestal. Atualmente estão em operação cinco centrais com uma potência instalada total de cerca de 96,7 MW, produzindo um total de 720 GWh por ano.
A estratégia de negócio da Altri assenta em quatro eixos estratégicos que orientam a atividade e futuros investimentos: valorizar as pessoas; desenvolver e valorizar a floresta; apostar na excelência e na inovação tecnológica; e afirmar a sustentabilidade. Os temas ESG são parte integrante do funcionamento da Altri, sendo os mesmos abordados de forma transversal e ao longo de toda a organização, conforme espelhado nos eixos estratégicos.
1 175 000
toneladas / ano
87 000
hectares de gestão de Floresta
720
GWh/ano injetados na rede elétrica nacional
A DS é um produtor líder de embalagens de cartão canelado, que está presente em 37 países e emprega cerca de 32.000 pessoas.
Com mais de 200 unidades industriais, distribuídas pela Europa e Estados Unidos, o Grupo DS Smith baseia o seu modelo de negócio na produção de embalagens sustentáveis de elevada qualidade. Em Portugal, junto à cidade de Viana de Castelo, existe a única fábrica de papel kraftliner para produção de embalagens de cartão canelado do grupo DS Smith na Europa que se distingue das demais unidades do grupo por, para além de papel recuperado, utilizar fibra virgem (sobretudo fibra de pinheiro) no seu processo produtivo.
Esta fábrica iniciou a sua atividade em 1974, então com a designação Celnorte, posteriormente Portucel Viana, mais tarde Europac Kraft Viana e, desde janeiro de 2019, DS Smith Paper Viana. Com uma capacidade produtiva de papel de 400.000 t/a, esta unidade é reconhecida internacionalmente pela qualidade do seu produto e por ser uma das fábricas mais eficientes da Europa. Altamente comprometida com os princípios ambientais e de sustentabilidade, a DS Smith Paper Viana é excedentária em termos de energia elétrica, que produz com base numa importante fração de combustíveis renováveis, sendo a sua capacidade de produção de energia suficiente para abastecer todo o concelho de Viana do Castelo. Empregando cerca de 270 pessoas, a DS Smith Paper Viana é hoje um dos mais importantes contribuintes para o desenvolvimento e criação de riqueza na região onde se insere.
400.000
toneladas / ano papel kraftliner para embalagem
200.000
toneladas / ano consumo de papel recuperado
3.240.000
MWh de energia elétrica a partir de fontes renováveis
- The Navigator Company, S.A.
- Navigator Forest Portugal, S.A.
- Navigator Pulp Aveiro, S.A.
- Navigator Paper Figueira, S.A.
- Navigator Pulp Figueira, S.A.
- Navigator Paper Setúbal, S.A.
- Navigator Pulp Setúbal, S.A.
- Navigator Tissue Ródão, S.A.
Reconhecida como uma referência de qualidade em todo o mundo, a Navigator é a terceira maior exportadora em Portugal e a maior geradora de Valor Acrescentado Nacional.
A The Navigator Company é um produtor integrado de floresta, pasta, papel, tissue, soluções sustentáveis de packaging e bioenergia, cuja atividade se encontra alicerçada em fábricas de última geração à escala mundial, com tecnologia de ponta.
Representa aproximadamente 1% do PIB nacional, cerca de 3% das exportações nacionais de bens, e mais de 30 mil empregos diretos, indiretos e induzidos.
O Grupo desenvolve uma atividade florestal verticalmente integrada, com o seu próprio instituto de investigação florestal, e é responsável pela plantação de uma vasta área florestal em Portugal (1,2% da área do país), 100% certificada pelos sistemas FSC® e PEFC™.
€ 1,59 mil milhões
Volume de negócios (2021)
1,6 milhões
Capacidade de produção de papel em toneladas
104 673 ha
Área florestal sob gestão em Portugal, integralmente certificada
A Renova é uma marca Portuguesa de produtos de grande consumo no segmento dos produtos de papel tissue.
Desde sempre marca líder no nosso país, está presente nos cinco continentes desenvolvendo uma estratégia de inovação constante e lançamento de novas soluções. A Renova ambiciona ser cada vez mais uma marca do quotidiano, capaz de oferecer propostas exclusivas e diferenciadoras, disponíveis em todo o mundo.
A marca continua atenta à sociedade em que se insere, e tentará sempre transformar ideias em soluções para surpreender os seus fãs e clientes e ao mesmo tempo criar oportunidades reais de negócio e valor. O trabalho desenvolvido pelas diversas equipas que formam a Renova é o fundamento e essência do desenvolvimento da marca que tenta surpreender o mercado, alavancando a credibilidade e notoriedade de uma marca cada vez mais global.
Renova, The sexiest paper on Earth
Órgãos Sociais
Mesa da Assembleia Geral
Presidente
Ana Teresa Salgado
DS Smith Paper Viana, SA
Vice-Presidente
Fernando Araújo
Navigator Paper Figueira, SA
Secretário
Carlos Van Zeller
Celulose da Beira Industrial (CELBI), SA
Conselho Geral
Presidente
António Redondo
Navigator Paper Setúbal, SA
Membros
Altri Florestal, SA
Paulo Fernandes
Caima – Indústria de Celulose, SA
José Soares de Pina
Biotek, SA
Carlos Van Zeller
Celulose da Beira Industrial (CELBI), SA
Mário Amaral
DS Smith Paper Viana, SA
João Lé
Navigator Forest Portugal, SA
Adriano Silveira
Navigator Pulp Aveiro, SA
Nuno Santos
Navigator Tissue Ródão, SA
António Andrade Tavares
Renova – Fab. de Papel do Almonda, SA
António Quirino Soares
The Navigator Company, SA
Conselho Fiscal
Presidente
Renova – Fab. de Papel do Almonda, SA
Vice-Presidente
Nuno Neto
Navigator Pulp Setúbal, SA
Vogal
BDO & Associados, SROC, Lda.